domingo, 16 de agosto de 2009

Porco Atolado

Porque quem não tem vaca caça com porco atolado. Bom, a Vaca Atolada é um prato tipicamente mineiro feito à base de costela de vaca atolada em aipim. Por atolada entende-se misturada a cubos de aipim pré-cozidos que acabam de cozinhar junto com a carne, espatifando um pouco e deixando o prato espesso.

Eu tinha cubos de filé suíno em casa e também batatas doces orgânicas, e pensei: por que não?

Os cubos suínos eu dei banho de limão e depois envolvi numa mistura de alho, gengibre, salsa fresca, sal e grão de pimenta do reino no pilão. Deixei descansar por mais ou menos uma hora.

Enquanto isso, descasquei e cozinhei as batatas doces em caldo de carne e reservei.



Na hora do vamo' ver, fritei um pouco os cubos suínos em óleo de canela, juntei 2 linguiças fininhas e um pedaço de lombinho defumado em cubinhos(tudo o mais de porco que eu tinha em casa), fritei mais um pouco, somei cachaça, deixei evaporar, juntei 2 tomates pelados com molho, misturei bem e cobri tudo com o mesmo caldo de carne onde cozinhei as batatas doces até a carne suína ficar bem macia; uma vez macia a carne, juntei os cubos de batata cozidos, coloquei mais um pouco de caldo para cozinhar mais um pouco todo mundo junto, e no final espatifei metade da batata com a ponta da colher, para atolar a carne naquele consistência de batata doce espatifada, entendeu? Depois foi só coroar com salsinha e servir pelando!

Bom demais. Comida de mãe, sabe como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permita cópia para que possamos trocar idéias, ao mesmo tempo transformando e expandindo nossos trabalhos, porque cada artesão é único. Caso não haja citação da autoria de algum trabalho, favor entrar em contato que darei os devidos créditos ou excluirei se for de sua preferencia.