sábado, 10 de outubro de 2009

RICOTA TEMPERADA


Ricota Temperada
Culinarista Mauro Rebelo
Ingredientes:
litros de leite, o integral é melhor (pode ser desnatado)1 xícara de vinagre de uva1 colher sopa de orégano1 colher (chá) pimenta calabresa1 colher (sobremesa) de sal (ou a gosto)utilize o tempero que desejarModo de Preparo:Misture o vinagre com os temperos e reserve.Coloque o leite no fogo e quando levantar fervura jogar o vinagre temperado para talhar e desligar o fogo.Espere 5 minutos, passe na peneira e coloque em formas próprias para queijo.Dica para quem não tem formas próprias para Queijo: Pegue uma embalagem plástica dessas de margarina que terminou e faça furos com prego quente.
Está pronta sua forma de queijo.

aRRUMANDO A MESA COM TD NO LUGAR CERTO

Arrumando a mesa: tudo no lugar certo.


Ao centro:- Sousplat (prato sobressalente).- Prato raso.- Prato de sopa (já vem servido).Distância mínima entre um prato e outro: 60 cm.Distância mínima entre o prato e a borda da mesa: 3 cm.


À direita:- Próximo ao prato, faca com parte cortante virada para o mesmo.- Faca de peixe (à direita da faca).- Colher de sopa (à direita da faca de peixe).

À esquerda:- Próximo ao prato, garfo.- Garfo de peixe (à esquerda do garfo).- Guardanapo (à esquerda do garfo de peixe).

À frente do(s) prato(s), à direita:- Prato para pão e colher de manteiga.

À frente do(s) prato(s), à esquerda:- Copo de água (próximo ao prato).- Copo de vinho tinto (ao lado direito do copo de água).- Copo de vinho branco (ao lado direito do copo de tinto).- Copo de champanhe - na frente dos copos de água e tinto.

À frente do prato, ao centro:- Próximo ao prato, faca de sobremesa com cabo à direita e a parte cortante virada para o mesmo.- Paralelo à faca, garfo de sobremesa, com cabo à esquerda.-

Paralelo ao garfo de sobremesa, colher de sobremesa, com cabo à direita.

Serviço de chá: cada coisa também tem seu lugar.Ao centro: prato de sobremesa. À esquerda: garfo de sobremesa e guardanapo.À direita:- Faca e colher de sobremesa.- Copo de água, em frente do prato.- Xícara com colherinha no pires (à direita do copo), à frente do prato, ou então sobre o pratinho de sobremesa.

Todos à mesa!- É sempre a anfitriã quem convida.- É a primeira pessoa a sentar.- Normalmente os anfitriões sentam-se na cabeceira da mesa, ou frente a frente.- Os anfitriões devem reservar os melhores lugares aos convidados, sentando-se virados, por exemplo, para a parede.- O convidado principal senta-se à direita da anfitriã.- A convidada principal senta-se à direita do anfitrião.

Dicas: - Coloque os mais animados lado a lado com os mais tímidos para equilibrar. - Alterne homens e mulheres.- "Separe" os casais.

No restaurante:-

- Cumprimente ligeiramente, sem dar a mão a quem está sentado, que também não deve se levantar.
- Ao ser transferido à mesa, o cliente deve deixar os copos para serem levados pelo garçom.

Tipos de serviço:

À Brasileira Pratos e travessas ao centro da mesa.À FrancesaNinguém levanta.
O serviço é feito por copeira e/ou garçom (1 para cada 8 convidados). Eles vão e vêm, da entrada à sobremesa.

À AmericanaUsado normalmente quando não há lugar à mesa para todos. Cada pessoa se serve sozinha e senta onde houver disponibilidade. E nunca na mesa principal, que deve estar personalizada pelos anfitriões.

À Inglesa
Direto - O garçom traz a travessa e serve a pessoa diretamente.
Indireto - O garçom faz o prato da pessoa em mesa auxiliar e depois serve.Self Service Arrumação em forma de bufê, em que cada pessoa se serve sozinha.

Pavê de Calabresa


Pavê de Calabresa (com foto)

Vi essa receita no site do programa da Ana Maria Braga e me deu vontade de fazer...O sabor é muito bom! E você pode fazer com a "cobertura" que quiser, frango, carne...Eu fiz metade da receita que tem no site pois achei que ficaria muito grande. Então vou repassar a receita com as modificações que fiz, a original está no final dessa postagem.


Ingredientes:


500 ml de leite1/2 colher (sopa) de manteiga2 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho100 g de queijo parmesão ralado1/2 lata de creme de leiteSal a gosto150 g de muzzarela ralada1 linguiça calabresa cortada em rodelas1 cebola cortada em tiras1 tomate sem sementes picadinho1/2 xícara de azeitonas picadasSalsinhaModo de Preparo:Numa tigela misture as rodelas de calabresa sem pele cortadas bem finas, os tomates sem sementes picados, a cebola cortada em tiras, as azeitonas verdes picadas e a salsinha picada a gosto. Reserve.Numa panela, em fogo médio, coloque o leite e a manteiga. Assim que ferver, acrescente (misturando bem para não empelotar) o amido de milho dissolvido em meia xícara de leite. Cozinhe por uns 10 minutos ou até obter um creme bem grosso. Desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão ralado, o de creme de leite com soro e sal a gosto. Transfira este creme para um refratário de 25 x 25 cm, untado com manteiga.Cubra o creme com o queijo muzzarela ralado, espalhe a mistura feita com a calabresa e leve ao forno pré-aquecido a 175ºC por +/- 35 minutos ou até que a calabresa esteja dourada.


LEMBRANÇA DE CASAMENTO

Durante:
já pensou em entregar algo para os convidados na igreja? Essa é uma ótima idéia para supreender o convidado (ex: um leque estilizado, um saquinho de organza com pétala secas de rosas perfumadas, um broche em foma de flor feito de tecido, tudo isso com um recadinho bem atencioso dos noivos agradecendo a presença do convidado). Na festa você pode entregar uma havaianas customizada para ajudar as amigas a curtirem a festa com conforto!

Ciabbatas

Ciabatta
Postado por Leandro em October 8th, 2009

De todos os pães que já comi, feitos por mim ou não, esse é o tipo que mais gosto.
Casquinha crocante, recheio bem fofinho, sabor delicioso. E impressiona qualquer um, se for feita em casa.Sempre que eu asso ciabatta, fico com orgulho do que fiz.
E ontem não foi diferente…

Recorri a uma receita do Jaime Oliver, no livro O chef sem segredos, que sempre dá certo.Exceto à quantidade de fermento que está na tradução brasileira. Pede-se 21 gramas de fermento seco, mas deve-se usar, na realidade, 10 a 11 gramas desse fermento.

Para 3 ciabattas, separe o seguinte:

11 gramas de fermento seco em pó, ou 30 gramas do fermento fresco (compre na padaria, que é mais fresquinho ainda);
30 gramas de mel; ou 2 colheres de sopa
600 ml de água morna;
500 gramas de farinha de trigo;
500 gramas de semolina;
30 gramas de sal;
6 colheres (sopa) de azeite;
Um pouquinho de farinha e semolina para polvilhar.
-Comece dissolvendo o fermento e o mel em metade da água morna. Reserve.
-Em uma superfície limpa e grande, faça um monte com a farinha de trigo, a semolina e o sal. Misture tudo e faça um buraco no centro, em forma de vulcão.
-Despeje todo o fermento dissolvido no centro do buraco. Vá incorporando a farinha aos poucos, lentamente trazendo a farinha para a mistura de fermento, até que tudo se misture. Adicione o restante da água morna gradualmente, de pouquinho em pouquinho, até que a massa comece a desgrudar de suas mãos.
-É hora de sovar a massa. Manja o movimento de lavar roupa no tanque? É mais ou menos isso, esfregando e batendo a massa sem dó. Faça isso por uns cinco minutos.
-Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa, e a coloque em uma forma, que também deve estar polvilhada com farinha. Faça alguns talhos na massa com uma faca, para que ela cresça mais rapidamente.
-Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho. Isso demora de 1 hora a 1 hora e meia. A forma com massa deve ficar em um lugar livre de vento, com alguma umidade e calor. Perto do forno, por exemplo. Cubra bem a massa e deixe por ali.
Aqui fica a explicação do Jaime Oliver, sobre o crescimento dos pães:
Neste momento, o fermento está se alimentando do mel no calor da água morna. Na teoria, as três coisas que todas as bactérias (no caso, o fermento) precisam para crescer são: calor, umidade e alimento. Qualquer excesso dessas três coisas, irá matar o fermento.
-Depois que a massa dobrar de tamanho, é hora do segundo processo de crescimento. Acrescente o azeite e sove novamente a massa, expelindo totalmente o ar que está dentro dela.
-Divida a massa em três partes iguais, e as enrole, com mais ou menos 25 cm. Extenda a massa, deixando-a achatada, num retângulo de aproximadamente 30cm de comprimento, por 10 cm de largura e 2,5cm de altura.
-Acomode a massa em uma assadeira polvilhada com semolina, salpique a massa com farinha (eu me esqueci disso e salpiquei semolina) e deixe crescer por mais 45 minutos.
-Por fim, asse-os em forno pré-aquecido à 225 graus, por mais ou menos 25 minutos, tempo em que os pães ficarão douradinhos. Uma boa é colocar uma pequena forma com água fervente na parte inferior do forno. Isso vai deixar seu pão com a casquinha ainda mais crocante.

Manteiga Presidént e flor do sal que ganhei da querida Lu Betenson. Ô vidão!
Postado em Thursday, October 8th, 2009 as 9:23 am na Categoria: pães. Você pode acompanhar os comentários através de nosso RSS 2.0 feed RSS. Você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu site.

Torta Ressaca


Torta ressaca(receita enviada por Carla Colombo)


Aí está a TORTA RESSACA: não preciso explicar a origem do nome né? Então bora lá...A massa é facílima, é a mesma que eu uso sempre... aquela que serve pra todooo recheio sabe?-


3 ovos- 2 xícaras de leite- 1/2 xícara de óleo- 2 xícaras de farinha de trigo- 1/2 xícara de maisena- 1 colher (sopa) de fermento em pó- queijo ralado a gosto (eu usei meia xícara)- temperos (usei sal, sazon vermelho, orégano)Bom, a maioria das pessoas bota tudo no liquidificador e bate. Mas como tenho muuuuuuuita preguiça de lavá-lo... bati no fouet mesmo. Pode ser no garfo, pra quem tem preguiça assim como eu. Reserva lá!


RECHEIO


Pouco antes da massa eu havia preparado um refogado com:- 250 gramas de carne moída- 1/2 cebola picada- 1 dente de alho picado- 1 tablete de caldo de carne- pimenta dedo de moça (sem semente) picadinha à gosto- cebolinha fresca picada- azeitonas picadas- óleoPrimeiro só a carne e o óleo, até ficar douradinho, depois cebola, alho... refogar... depois o caldo de carne, um pouco de água, pimenta e depois de tudo bem refogadinho, desligar o fogo e adicionar as azeitonas e a cebolinha.Além do refogado, - 1 cenoura ralada- 1/2 cebola picada (a outra metade)- 1 tomate picado- 100g de mussarela- cebolinha fresca- tempero Fondor (Maggi)Agora, é só a montagem...Numa assadeira untada (óleo e farinha, ou margarina e farinha), despejar metade da massa. Espalhar o refogado de carne moída por cima, a mussarela, depois a cenoura ralada, o tomate e a cebola. Salpicar cebolinha por cima, e polvilhar um pouco de Fondor. Cobrir com o restante da massa, e assar em forno médio até dourar.;)Se ela curou a ressaca eu num sei, mas é bem fácil de fazer (apesar de parecer que não), e almoçamos numa boa aqui!Beijos!Carla Colombohttp://brisandonacozinha.blogspot.com

Lagarto Colorido


Lagarto colorido(receita enviada por Anna Carolina Andrade)


Antes de deixar mais uma colaboração para esse site especial e que sempre me influencia e inspira tanto, quero dizer que vocês também fizeram parte da minha idéia de ter um blog. Como vou casar daqui um ano e a minha maior fonte de pesquisa foi a internet, resolvi dividir minhas descobertas do mundo casamenteiro para ajudar outras noivinhas tb. E vcs??? O site RAINHAS DO LAR foi o 1o que adiconei na minha lista de indicações, se falo em receita, cito vocês e mais que tudo... assim como vocês, posso mostrar que ser uma RAINHA DO LAR não é ser só uma boa dona de casa, é estar antenada em tudo, sou sim uma noiva prendada mas tb estudo, me cuido, me divirto e futuramente serei rainha do MEU lar :) Adoro vocês e fica aqui meu blog pras meninas de Brasília ou quem quiser visitar: http://casamentocountryembrasilia.blogspot.com/.Segue receitinha...


Ingredientes


1 kg ou um pouco mais de lagarto:Peça de lagarto 2 cebolas roxas grandes 1 pimentão amarelo 1 pimentão verde 1 pimentão vermelho azeitonas verdes picadas champignon em fatias - gosto de aferventar antes! Alcaparras Cenoura em tiras Molho shoyu Vinagre balsâmicoComo eu disse, não usei todos os ingredientes acima mas coloquei pq há quem goste. No dia anterior, tempere o lagarto como preferir, eu coloquei pimenta do reino, alho, um pouco de molho inglês e pouco sal e só. Coloque um fio de óleo, cebola ralada e frite bem o largarto. Despeje 1 1/2 copo americado de água e coloque na pressão por 40 minutos. Depois de frio, desfie bem fininho e reserve. Corte todos os outros ingredientes em tirinhas e leve para refogar. Num fio de azeite leve a cebola roxa, depois acrescente os pimentões, regando sempre com molho shoyu. Atenção, por isso não pode exagerar no sal do dia anterior! Aqui é uma regadinha tb, como se estivesse fazendo um yakisoba. Pois bem, refogando e regando com shoyu, vá observando a cor e provando. Só joque as azeitonas no final para não salgar demais também. Acrescente o lagarto desfiado, mais uma refogada e shoyu e PRONTO! Na receita original você deve regar tb com vinagre balsâmico depois de tudo feito e levear pra geladeira até a hora de servir.

Torradinhas e pãezinhos são bem vindos!

Anna Carolina -Brasília-DF

The Apple Lady’s Apple Cake


Ingredientes:


1/2 xícara de farinha de trigo1/3 xícara de açúcar1 colher sopa de fermento em pó1/8 colher chá de sal1/2 colher chá de essência de baunilha2 ovos grandes ligeiramente batidos2 colheres sopa de óleo vegetal1/3 xícara de leite4 maçãs (1 Kg) descascadas, sem o miolo e cortadas em fatias finas (cortei em cubos)


Cobertura:

1/3 xícara de açúcar1 ovo grande ligeiramente batido3 colheres sopa de manteiga sem sal derretidasModo de Preparar:Pré-aquecer o forno a 200ºC (400ºF).Untar uma forma de de aro removível de 23 cm. Reservar.

Numa vasilha grande misturar bem arinha, açúcar, fermento e sal. Adicionar a essência de baunilha, os ovos, o óleo e o leite. Adicionar as maçãs e cobrir bem com a massa.Colocar a mistura na forma reservada. Levar ao forno e posicionar a forma bem no meio. Assar por 25 minutos ou até que esteja bem dourada.Cobertura:Enquanto o bolo assa, preparar a cobertura. Numa vasilha pequena misturar bem o açúcar, o ovo e a manteiga. Reservar.Remover o bolo do forno e colocar a cobertura sobre ele. Recolocar o bolo no forno por mais 10 minutos ou até que o bolo fique bem dourado e firme ao toque.Transerir o bolo para uma grade e deixar esfriar por 10 minutos. Remover o aro da forma e servir em temperatura ambiente.Nota:A fim de não sujar o forno, colocar a forma sobre uma assadeira na hora de assar, pois a massa vaza um pouco.


Caviar de Berinjela

Caviar de Berinjela

Ingredientes

800 g de berinjelas50 g de azeitonas pretas sem caroço picadas1 dente de alho esmagado4 colheres de sopa de cebolinha fresca picada155 ml de azeite½ colher de chá de pápricaModo de preparoAqueça o forno a 180ºC. Corte as berinjelas ao meio, longitudinalmente. Pincele o interior com um pouco de azeite e polvilhe com sal e pimenta. Leve ao forno durante 25-30 minutos, até a polpa ficar macia. Escorra as berinjelas. Raspe a polpa com uma colher, corte finamente e coloque numa tigela. Junte as azeitonas pretas, o alho e metade da cebolinha. Misture tudo com um garfo, espremendo a polpa da berinjela contra os lados da tigela para amolecer. Adicione o azeite muito lentamente, incorporando-o no preparo com a ajuda de um garfo. Adicione a páprica e tempere com sal e pimenta. Leve à geladeira durante 1 hora. Polvilhe com o restante da cebolinha e sirva com torradas.

Salada de folhas verdes, gorgonzola, avelã e uva

Salada de folhas verdes, gorgonzola, avelã e uva

Ingredientes

½ maço de alface crespa½ maço de alface roxa½ maço de rúcula200 g de queijo gorgonzola fatiado12 uvas redglobe cortadas ao meio sem caroço80 g de avelã sem cascaMolho vinagrete de Frangelico1 colher (chá) de mostarda Dijon1 colher (chá) de mel1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco1 colher (sopa) de licor Frangelico½ xícara de azeiteSal e pimenta a gostoModo de preparoNuma tigela, misture a mostarda, o mel, o vinagre, o licor, o sal e a pimenta. Adicione o azeite aos poucos sem parar de bater. Mexa bem até que o vinagrete fique ligeiramente espesso. Reserve.Corte as folhas com a mão e arranje-as em um prato. Acrescente o queijo, a uva e a avelã. Tempere com o vinagrete e sirva.

Salada caprese com berinjela e pesto

Salada caprese com berinjela e pesto

Ingredientes

2 berinjelas médias4 tomates200 g de mussarela de búfala Molho pesto1 maço de manjericão (só as folhas)2 dentes de alho250 ml de azeite4 nozes ou castanhas-do-pará30 g de queijo parmesão raladoSal, se necessárioModo de preparoCorte a berinjela em fatias de 1 cm, coloque-as sobre um papel absorvente e polvilhe sal. Após 30 minutos, lave e seque as berinjelas. Pincele azeite nos dois lados e frite/grelhe em frigideira antiaderente. Reserve.Leve todos os ingredientes do molho pesto ao liquidificador e bata. Se o molho estiver muito denso, junte mais azeite e acerte o sal, caso necessário.Monte a salada: coloque uma fatia de berinjela grelhada, uma fatia de tomate, uma fatia de mussarela de búfala e regue com o molho pesto.

Salada Thai

Salada thai

Ingredientes

200 g de peito de frango cortado em cubinhosBroto de feijãoVegetais baby½ maço de agriãoCebolinha picadaHortelãManjericãoSal e pimenta a gostoAzeite Molho4 colheres (sopa) de suco de limão3 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de óleo de gergelim1 pitada de açúcar mascavo1 colher (sopa) de gengibre fresco, cortado bem fininho½ dente de alho1 pimenta dedo-de-moça sem semente picadinhaModo de preparoTempere o frango com sal, pimenta e um pouco de suco de limão. Em uma panela aqueça um pouco de azeite e refogue os cubinhos de frango. Reserve. Misture todos os ingredientes do molho. Monte a salada e regue como molho.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

Batatas Fritas


Batata Frita
Postado por Leandro em September 30th, 2009

Existem dois tipos de batata frita: A boa e a ruim.

A ruim é aquela batatinha congelada, com gosto de papelão, que você pega, frita e 15 segundos depois ela está murcha.
Sinceramente… aquilo é um purê de batatas, sei lá de que qualidade, que passa por uma máquina e fica compactado.
Não é que eu não coma aquele tipo. Às vezes falta tempo, as vezes você está na rua e com fome.

Nem quero ser pretensioso à ponto de ensinar à algum chef de cozinha que tenho algo melhor.
Mas o Chef Julinho, por exemplo, tem uma opinião parecida com a minha!

Se você realmente gosta de batata frita (quem não gosta?) e está animado pra cozinhar, eu te falo um método (um tanto trabalhoso, é verdade) que eu considero muito bom.
Eu comecei a aprender na época da faculdade.
Minha primeira graduação foi na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Até hoje, se você passar por lá, um pouco antes do início das aulas, vai ver uma fila quilométrica próxima de uma kombi meio detonada.

É o tiozinho das batatas. O cara faz umas porções gigaaaantes de fritas, sempre sequinhas, com toda a sorte de molhos, maionese, queijo ralado e por aí vai.
Uma bomba de calorias.
Mas que eu fazia questão de comer uma vez por mês (tenho pena das artérias de quem não resistia e comia todo santo dia)

Perguntei pro cara uma vez: Como você consegue deixá-las assim?
Ele respondeu: É a cachaça, brother!
Tudo bem, ele tinha uma cara de que tomava uma cana de vez em quando, mas fazer as batatinhas bêbado não devia fazer parte do ritual.

Tempos depois, muita tentativa e erro, mas cheguei ao jeito que considero ideal.
Eu uso a batata do tipo Asterix, aquela da casca rosada. Não aconselho muito você usar a do tipo Monalisa, nunca dá muito certo.

Descasco, a corto em palitos, não muito finos e os lavo em água corrente, até sair todo amido (aquela água branca que sai na lavagem).
Seco bem, com pano de prato, ou toalhas de papel.

São duas frituras. É assim mesmo.
A primeira, com o óleo à mais ou menos 150 graus.
Se você não tiver um termômetro culinário, deixe o óleo no fogo médio por uns 5 minutos, que ele deve ficar próximo dessa temperatura.
Frite as batatas até você notar que elas estão cozidas, mas sem cor.

Escorra bem o óleo. E as leve para um recipiente com água gelada e um pouco de cachaça.
É aí que matei a charada do cara da faculdade!

Deixe as batatas ali por mais ou menos meia hora.
Seque bem e faça a segunda fritura, em óleo bem quente.
Elas entram no óleo e rapidinho ficam douradas. É escorrer o óleo, salgar (ou temperar, com um pouco de alho e alecrim) e partir pro abraço!



Na boa: Dá um trabalhinho sim.
Mas você não vai mais querer as batatas da rede do palhaço!

Postado em Wednesday, September 30th, 2009 as 2:25 pm na Categoria: acompanhamentos. Você pode acompanhar os comentários através de nosso RSS 2.0 feed RSS. Você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu site.