domingo, 17 de maio de 2009

Batatas de Aeroporto



Ingredientes:


1 kg de batatas descascadas1 colher (sopa) de óleo vegetalSal e pimenta-do-reino moída na hora1 lata (400 g) de tomate pelado picado2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem2 dentes de alho picados1/2 colher (chá) de orégano desidratado8 azeitonas picadas*2 colheres de sopa de salsinha picada (usei salsinha desidratada)4 tomates tipo italianos4 ou 5 talos de cebolinha picados*Farelo de pão e Parmesão ralado a gosto*


Modo de Fazer


Pré-aqueça o forno em temperatura de 190°. Corte as batatas em fatias bem finas. Unte uma assadeira grande com o óleo e espalhe a batata pela forma, forrando-a. Derrame 250 ml de água, tempere com sal e pimenta-do-reino e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos.Enquanto as batatas estiverem assando, coloque o tomate em lata numa tigela, juntamente com o azeite extra-virgem, as azeitonas, o alho, a cebolinha, o orégano, metade da salsinha, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Reserve.Após os 30 minutos das batatas no forno, retire o papel alumínio e derrame a mistura de tomate sobre as batatas. Espalhe bem. Corte os tomates em fatias finas (se forem os do tipo cereja, corte-os ao meio) e cubra o conteúdo da assadeira. Polvilhe farelo de pão e parmesão ralado a gosto. Leve ao forno por mais 30 minutos, até que a batata comece a ficar crocante nas bordas. Retire do forno e guarneça com o restante da salsinha picada.


*Acrescentei para enriquecer o prato, não estão na receita original (no lugar das azeitonas são alcaparras).

Fonte: Trem Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permita cópia para que possamos trocar idéias, ao mesmo tempo transformando e expandindo nossos trabalhos, porque cada artesão é único. Caso não haja citação da autoria de algum trabalho, favor entrar em contato que darei os devidos créditos ou excluirei se for de sua preferencia.