domingo, 24 de maio de 2009

Pizza Cone



Pizza em Cone

Ingredientes

Massa

# 4 tabletes de fermento biológico (para pão)
# 1 colher (sopa) de açúcar
# 1 colher (chá) de sal
# 1 xícara (café) de óleo de soja
# 200 ml de cerveja clara
# 500 g de farinha de trigo (400 g para utilizar na massa e 100 g para polvilhar se necessário)

Molho de Tomate

# 1 kg de tomate para molho, bem maduro, com pele
# 3 dentes de alho
# 1 maço pequeno de manjericão
# 1/4 xícara (chá) de azeite
# sal a gosto

Modo de Preparo

MASSA

Numa tigela grande, dissolva o fermento biológico no açúcar e no sal. Junte o óleo de soja e a cerveja clara. Acrescente aos poucos a farinha de trigo (400 g). Deixe o restante para abrir a massa.

Sove bem a massa e coloque para crescer dentro de uma tigela coberta com um pano por 1 hora ou até dobrar de volume. Enquanto isto faça os moldes de papel alumínio da seguinte maneira: pegue uma folha de papel alumínio e envolva várias vezes num cone de ferro ou alumínio (que pode ser comprado em lojas de artigos para vela ou culinários dos tamanhos 20 cm de altura X 12 cm de base ou 15 cm de altura X 10 cm de base).

Use o cone de ferro como base e faça outros cones de papel alumínio, que serão usados como fôrma para a casquinha de pizza.

Numa superfície lisa e com o auxílio de um rolo, abra a massa numa espessura bem fina, polvilhando com a farinha restante (100 g). Com um aro redondo (23,5 cm de diâmetro), corte discos da massa e reserve.

Coloque o cone de ferro novamente dentro do cone de papel alumínio e por fora coloque um disco da massa. Una as laterais e com um rolinho, alise-a bem (principalmente na junção) para que fique bem vedada.

Vire as casquinhas de pizza (com o cone de papel alumínio) de ponta cabeça sobre uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 20 minutos para assar. Retire os cones de papel alumínio e asse as casquinhas por mais 10 minutos.

Retire as casquinhas assadas do forno, passe molho de tomate por dentro e coloque o recheio de sua preferência. Dica: sempre intercale cada tipo de ingrediente com um pouco de molho de tomate.

Faça pequenos furos redondos numa assadeira, que servirão de apoio para as casquinhas de pizza.

Encaixe as casquinhas assadas na assadeira furada e leve ao forno em temperatura baixa (170º C) novamente por 20 minutos. Sirva a seguir.

MOLHO DE TOMATE

Num liquidificador bata o tomate com o alho, o manjericão, o azeite e o sal a gosto até obter uma mistura homogênea. Leve para o fogo médio até apurar, por +/- 20 minutos.

Dica

Feche bem a ponta da massa para que o recheio não escorra.
Com uma faquinha, retire o excesso de massa (da base), deixando-a reta.
Retire o cone de ferro e coloque-o dentro de outro cone de papel alumínio para fazer outras casquinhas.
Repita a operação até terminar a massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permita cópia para que possamos trocar idéias, ao mesmo tempo transformando e expandindo nossos trabalhos, porque cada artesão é único. Caso não haja citação da autoria de algum trabalho, favor entrar em contato que darei os devidos créditos ou excluirei se for de sua preferencia.