domingo, 17 de maio de 2009

Bolo de maçã com Calvados ( ou Run )


Bolo de maçã com calvados


(adaptado do livro Cake e Kuchen, Ilona Chovancova)

Ingredientes para uma forma retangular de 26 cm:·


180 g de farinha de trigo· 1 colher de sobremesa de fermento químico· 3 ovos inteiros· 150 g de açúcar orgânico· 150 g de manteiga derretida· 2 maçãs· 4 colheres de sopa de calvados (ou rum)· 1 pitada de sal

Modo de preparo:1. Pré-aqueça o forno a 180°. Derreta a manteiga e reserve.2. Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em pequenos cubos. Deixe marinando no calvados.3. Unte e enfarinhe a forma ou cubra com papel-manteiga.4. Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume ou até virar uma massa clara e lisa.5. Peneire a farinha junto com o fermento. Alternadamente, adicione a farinha, manteiga e o sal, mexendo cuidadosamente com uma colher de pau ou espátula.6. Escorra a maçã e reserve o líquido. Acrescente a maçã à mistura e despeje na forma. Asse por aprox. 40 minutos. Derrame o calvados sobre o bolo ainda quente. Espere uns 10 minutos e desenforme.

DICAS:*Você pode usar peras no lugar da maçãs, nesse caso, não precisa descascar.**Se usar peras, substitua o calvados por meia colher de sobremesa de anis em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permita cópia para que possamos trocar idéias, ao mesmo tempo transformando e expandindo nossos trabalhos, porque cada artesão é único. Caso não haja citação da autoria de algum trabalho, favor entrar em contato que darei os devidos créditos ou excluirei se for de sua preferencia.