domingo, 17 de maio de 2009

Focaccia



Focaccia


Massa de azeite(suficiente para 2 focaccias)
510g farinha
2 colheres sopa de sêmola de trigo (eu usei de milho)
1 ½ colheres chá de fermento biológico seco (ou 14g do fresco)
2 colheres chá sal fino
5 colheres sopa de azeite de boa qualidade
330g água
Recheio
1 cebola levemente salteada em azeite
1 pedaço de bacon
tomates cereja
folhas de manjericão
azeite
Ora como já disse, eu enfiei tudo na máquina de pão e deixei-a amassar e levedar. O método Bertinet ainda me ultrapassa um pouco, apesar de já o ter lido várias vezes. Quando vir o dvd ficarei mais elucidada, espero. E nessa altura voltaremos a ele. Para já, máquinas de pão ou batedeiras com gancho são o ideal. É enfiar tudo lá dentro e bater, bater, bater. Depois deixar descansar.
Feita e levedada por cerca de 1h, virar a massa num tabuleiro de forno untado com azeite. Mais azeite por cima dela e com as pontas dos dedos, sem esgaçar a massa, ir estendendo do centro para as pontas, até estar do tamanho pretendido. Cobrir com um pano limpo e deixar repousar durante 45 minutos.
Novamente com as pontas dos dedos, esticar a massa, quase como se lhe fizesse uma leve massagem. Tapar novamente e deixar repousar 30 minutos.
Agora o recheio: o bacon em cubinhos, os tomates cereja, levemente empurrados para que encaixem bem, as folhas de manjericão (a cebola fica para mais tarde). Deixar repousar mais 45 minutos.
Assar em forno pré-aquecido a 220ºC durante 20-30 minutos (até estar ligeiramente dourada). A meio do tempo, acrescentar a cebola. Da primeira vez acrescentei-a logo no início e, como podem ver pela fotografia, a cebola esturricou completamente.
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade. Pincelar com um pouco mais de azeite enquanto ainda está quente. Comer rapidamente.


A focaccia não se conserva bem. É para fazer e comer no dia, partilhar, dividir. Rechear com tomate e bacon ou simplesmente com alecrim e sal grosso. Rechear a gosto e comer com prazer. E lamber os dedos no fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permita cópia para que possamos trocar idéias, ao mesmo tempo transformando e expandindo nossos trabalhos, porque cada artesão é único. Caso não haja citação da autoria de algum trabalho, favor entrar em contato que darei os devidos créditos ou excluirei se for de sua preferencia.